PESQUISAR NO BLOG

quinta-feira, 27 de junho de 2013

E quando não somos correspondidos pela pessoa que amamos?

 
Ao Final um vídeo emocionante para você.

Nos dias atuais está crescendo o número de famílias reconstituídas, ou seja, o número de famílias constituídas a partir de recasamentos vem aumentando. Nem sempre quando se ama uma pessoa, se tem o mesmo retorno da outra parte.
Que fazer?
É importante destacar alguns pontos fundamentais nestes processos. As vezes, quando se ama, deve-se entender que é melhor para a outra pessoa não estar no relacionamento, pois somente seria gerado sofrimento desnecessário para a pessoa que ama. Quem não ama, poderá permanecer no relacionamento sendo gerado um sentimento de dó e não de reciprocidade.
Um ponto deve estar muito claro. Antes de amar outra pessoa é necessário primeiramente se amar e se conhecer. Não é possível amar outra pessoa quando não se ama antes. Assim, não fale mais que o outro é a metade da laranja, ou coisas similares, como por exemplo, eu não vivo sem você.
Essas contingências são aversivas para a auto-motivação. Quando você assume ser apenas a metade, como consequência você diz que não está completo(a), e isso é uma inverdade. Isso de modo algum é valorizar o outro, mas de maneira oposta é desvalorizar a si próprio. O outro deve entrar para somar, não para ser apoio fundamental.  Vou explicar melhor esse apoio que relato:
Imagine uma empresa onde a margem de lucro se dá em 80% com um funcionário X. Sendo assim, a empresa produz sem o funcionário apenas 30%. Certo dia esse funcionário recebe uma proposta trabalhista melhor, e decide se desligar da empresa. Certamente a empresa entrará em desequilíbrio financeiro, pois não percebeu que esse funcionário era excencial e único responsável pelos resultados. Desse modo, a empresa entrará em crise, já que não possui mais a produção de 80% do antigo funcionário.
Da mesma forma que essa empresa depositou a maior parte de sua produção no funcionário, quando se coloca o outro como essencial na vida e o outro te decepciona, como consequência, é gerado o sofrimento.
Amar é estar pronto a sofrer.
Se o outro não corresponde a seu amor, é necessário causar uma quebra nesta situação, o diálogo sempre ajuda.
Estou relatando sobre a situação da outra parte não amar, que é diferente de quando se tem um relacionamento desgastado. Se for esse o caso, existem diversos métodos que podem contribuir para esses impasses, como a terapia de casal.
De qualquer forma busque seu bem estar, se você não for correspondido da mesma forma, busque se valorizar e respeitar os sentimentos do outro, seria a maior prova de amor que você poderia dar. Querer a felicidade e bem estar do outro mesmo que não seja com você.

2 comentários:

  1. MUITO INTERESSANTE E ENRIQUECEDOR, A PESSOA DIZER QUE NÃO VIVE SEM O OUTRO REALMENTE NÃO É ALGO SAUDÁVEL. MAS PENSO QUE A AFIRMAÇÃO DE QUE O OUTRO É A METADE DA LARANJA É ASSUMIR A NECESSIDADE DE ALGUÉM QUE LHE COMPLEMENTE E NÃO VEJO COMO ALGO PREJUDICIAL.
    SOMOS SERES EM CONSTANTE EVOLUÇÃO, BUSCAMOS MELHORAR A CADA DIA E PODE-SE CONCLUIR QUE NÃO SOMOS SERES COMPLETOS.
    NA VERDADE ESSA BUSCA POR AQUISIÇÃO DE EXPERIÊNCIAS NUNCA SERÁ PREENCHIDA POIS A VIDA É UM APRENDIZADO CONSTANTE DESDE O NASCIMENTO ATÉ A NOSSA MORTE.
    ABÇOS

    ResponderExcluir
  2. Caro leitor do blog tudo na vida é treino, primeiramente obrigado pelo comentário, talvez não tenha ficado claro um dos pontos da postagem para você,
    na postagem, não se é referido sobre a aquisição de experiências como foco da completude do sujeito, somos completos a medida que nossa personalidade é construída através de nossas experiências, ai esta um ponto importante sobre a aquisição da aprendizagem. Não se deve aceitar a afirmação que somos apenas a metade, por mais que seja esse o sentimento prevalente, estudos de Teóricos Comportamentais como Skinner (1948, 1963), Watson (1913) mostram que as experiências NÃO COMPLETAM o que somos, o outro apenas deve estar para somar, AS EXPERIÊNCIAS JUNTAMENTE DEVEM SOMAR AO QUE JÁ SOMOS, Watson reforça falando que nascemos uma página em branco e vamos nos construindo até o momento que nossa personalidade se torna completa, quando se assume que se é apenas a metade se tem o sofrimento psíquico,
    encerro dizendo o que já esta na postagem Amar é estar pronto a sofrer, e isso não significa estar incompleto e sim colocar o outro em uma posição na vida que nunca deveria estar.

    ResponderExcluir

SIGA NOSSO BLOG