PESQUISAR NO BLOG

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

A FUNÇÃO DO MEDO (Parte II)


1-VAI PASSAR: Nunca se esqueça disso. Ele é uma preparação para o desconhecido e evapora quando a situação se torna conhecida. A crise da Síndrome do Pânico é horrível, mas não dura mais que 20 minutos, os neurônios que a provocam não conseguem manter-se ativados por mais tempo que isso.

2-QUANDO ELE INCOMODAR, ENFRENTE-O: Não adianta se esquivar ou fugir todas as vezes, caso não consiga enfrentá-lo cara a cara, saiba que a busca por um profissional da psicologia é uma das formas de avançar no processo de enfrentamento. Com um psicólogo, especialmente das abordagens Cognitiva-Comportamental ou Análise do Comportamento, você aprenderá diversas técnicas e possuirá ferramentas para enfrentar a situação, se for um caso mais grave de medo, o profissional poderá te encaminhar para tratamento com psiquiatra que contribuirá de forma multidisciplinar para sua melhor qualidade de vida.

3- SE POSSÍVEL BUSQUE SE CONCENTRAR EM OUTRA COISA: Assim você desvia a atenção do seu cérebro da área que controla o medo.

O Arrepio na espinha é uma prova de que o medo não está na cabeça, o corpo inteiro reage diante de uma "ameaça".
EMOÇÃO- O estímulo é transmitido diretamente para a amígdala que por sua vez manda mensagem para o corpo todo, nos deixando em estado de alerta.
PANORAMA- As pupilas se dilatam, isso tira a capacidade de nos atentar a detalhes, mas dá uma visão mais global que é ideal para perceber os riscos e rotas de fuga ou de esquiva.
ENERGIA I- O corpo começa a quebrar gorduras que são depósito de energia sendo assim útil para ajudar na fuga ou no enfrentamento.
ENERGIA II- O fígado quebra açucares com o objetivo de produzir energia. Os rins produzem adrenalina contraindo os vasos sanguíneos de modo que o sangue circula mais rápido.
RAZÃO- Só depois que as amígdalas reagiram perante o estímulo e tomaram sua medidas, o julgamento acontece. O córtex começa a entender que estímulo é aquele, enquanto isso o corpo já está se preparando para lutar, se esquivar ou fugir.
FORÇA- O coração acelera bombeando o sangue mais rápido onde leva nutrientes. O pulmão, os brônquios se dilatam para receber mais oxigênio e garantir um melhor desempenho em caso de luta ou fuga.
DIARRÉIA- O sangue deixa o intestino para se concentrar no cérebro e no coração, onde é mais necessário. O desarranjo que se segue a um susto pode estar ligado a isso.
REAÇÃO- Com mais energia e oxigênio, os músculos ficam prontos para reagir, usando o máximo de sua capacidade. Ficamos fortes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA NOSSO BLOG