PESQUISAR NO BLOG

sábado, 5 de abril de 2014

VER IMAGENS CHOCANTES NÃO AJUDA FUMANTES COMPULSIVOS A ABANDONAR CIGARRO!

     
O tabagismo foi elevado a categoria de doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1992. É uma doença grave e sorrateira, mata aos poucos e quando menos se dá conta manifesta sintomas assustadores e muitas vezes incontroláveis. O tabaco é uma droga lícita no Brasil.
        A técnica veiculada no Brasil desde 2004 com fotos de membros amputados, órgãos comprometidos e outras imagens chocantes em embalagens de cigarro, tem base comportamental. Todas as imagens são reais e as causas demonstradas nas embalagens são verídicas, ou seja, realmente o consumo de cigarro causa os efeitos das imagens.
Com a inserção de um estímulo aversivo, buscava-se ter uma diminuição na resposta de fumar dos dependentes.
        No ano de 2012, também os Estados Unidos se uniram a dezenas de outros países a estampar as imagens que seriam aversivas aos fumantes.
        Essa iniciativa se baseia em algumas pesquisas, que mostram que os fumantes acabariam se lembrando do risco que correm ao ver imagens induzidas pelo cigarro. Porém novos estudos, como um apresentado no encontro anual da Association for Psychological Science, sugeriu que essa estratégia não produz o efeito desejado. Para chegar nessa conclusão científica, o psicólogo Jamir Arndt, da Universidade de Missouri, analisou dois grupos de alunos- o primeiro fumava moderadamente e o segundo era compulsivo- Ele pediu que os voluntários respondessem alguns questionários com perguntas que induziam pensamentos que despertavam angústia, como reprovação em exames e até a própria morte.         Em seguida, os pesquisadores ofereceram um cigarro aos voluntários e mediram o volume, o fluxo e a duração de cada tragada.
        Os jovens que fumavam pouco, realmente o fizeram com menor interesse. De acordo com o pesquisador, os voluntários podem ter reagido a ideia de finitude tentando reduzir sua própria vulnerabilidade. Os estudantes que fumavam muito, porém, reagiram com mais compulsão. O pesquisador sugere que talvez, inconscientemente, esses fumantes tentavam dissipar o sentimento negativo com uma atitude poderosa- o fumo.
        A descoberta sugere que o fator psicológico que envolve a dependência e a perspectiva da morte seja mais complexo do que se acreditava anteriormente.
        Assim, as advertências visuais nas embalagens de cigarro não surtem o efeito desejado e sendo assim não funcionam, pois não atingem diretamente o sistema de recompensa cerebral causando uma extinção comportamental do comportamento de fumar.
        Para que um indivíduo realmente pare de fumar, é necessário primeiro, a motivação sincera em parar de fumar. Procurar ajuda de profissionais, psicólogo, psiquiatra, entre outros. Porém nenhum profissional poderá ajudar sem a real motivação em parar de fumar.


        Parar de fumar não é uma tarefa simples, pelo contrário é muito difícil e angustiante devido ao período de abstinência. Se você tem o hábito de fumar saiba que SIM É POSSÍVEL, todos os fumantes podem parar de fumar independentemente da intensidade em que fuma. Saia da zona de conforto e melhore sua qualidade de vida.


Um comentário:

  1. Muito interessante esta postagem, eu não sabia a influência destes estímulos nas embalagens de cigarro. Gostaria que vc postasse também sobre outros vícios como álcool, cigarro e outras drogas.

    ResponderExcluir

SIGA NOSSO BLOG